22/09/2015

Thea não se casou

Não é nada disso que vocês estão pensando!
  É uma daquelas notícias que normalmente causariam comoção, mas depois descambariam para o deboche dos programas vespertinos de auditório. Uma menina de doze anos aparentemente se casa com um homem de trinta e sete. Fora os idiotas que cumprimentariam o sujeito como o machão do ano, conheço uma dúzia de policiais que começariam a treinar com o cassetete, para fazer omelete com frango entre as pernas dele.

  A história foi publicada em um blog pela própria menina, que embora no termo absolutamente biológico esteja apta a procriar, é uma criança, com toda a falta de noção de perigo e inconseqüência inerentes. O caso tornou-se viral, todos se indignando e se perguntando onde estariam os pais da menina. Bem, para alívio geral, a notícia era falsa, foi criada para chamar a atenção das pessoas para um problema que infelizmente ainda existe e ganha adeptos.

  O problema é que a polêmica se estabeleceu apenas no seio de um grupo restrito, provavelmente poucas pessoas fora dos países nórdicos soube disso. Alguém virá dizer "Eu já sabia! Eu já sabia! Eu já sabia" e eu respondo "Por que não divulgou, idiota? Por que não divulgou, idiota? Por que não divulgou, idiota?". Sim, porque tenho contacto com os quatro cantos do planeta e ninguém tocou no assunto.

  O mundo está tão profícuo de atrocidades, mais parecendo um revival das piores fases da idade antiga, que polêmicas frutíferas como esta passam desapercebidas, enquanto o cidadão superexposto pela mídia às mazelas se preocupa com os cornos de uma sub celebridade qualquer. Ou pior, em desfazer amizades por causa de políticos e ideologias. Daqui a pouco começam a correr atrás de visigodos... de novo!

  O que essa norueguesinha quis foi alertar para os casamentos arranjados de garotinhas com homens(?) que, não raro, poderiam ser seus avós. Cousa muito tolerada do oriente médio ao extremo oriente, onde mulheres, especialmente em tenra idade, são vistas como um peso para a família e empurradas facilmente para quem oferecer um dote. "Ah, não é bem assim, é o aspecto cultural bla-bla-bla" UMA OVA! Ninguém com menos de vinte deveria ter filhos, a cabeça ainda está muito oca e caótica, quanto mais alguém que nem sempre completou dez anos. Eu posso listas uma série de "aspectos culturais" contra os quais todo mundo luta, porque é sabido e comprobe que podem arruinar uma civilização, que dirá a vida de sua vítima.

  Mas não é este o caso, desta vez. O caso é o de uma menininha ter feito um alerta a uma sociedade tradicionalmente permissiva, que estava enxergando flores em tudo o que leva rótulos como "aspecto cultural", "movimento social", "ecologicamente correcto" e aceitava até pagar para ajudar a manter as tradições fundamentais milenares dos outros... Os nossos aspectos milenares, por sua vez, já são tradicionalmente vistos como ruins e passíveis de reprimendas.

  Não sei se é por ter partido de uma portadora de vagina muito jovem, os esforços não desceram muito na latitude, talvez se o pai da menina tivesse se gabado de se casar com uma criança, o caso tivesse mais repercussão. Não, não é feminismo de minha parte, devemos reconhecer que quando as posições de invertem, o alarde é sempre maior. Talvez se a mãe dela contasse que se casou com um menino, quem sabe... Não... Provavelmente viraria chacota, a Thea era a pessoa certa para fazer isso.

  Só que algo desprovido de terror ou pretensões políticas, que são quase a mesma coisa, não fez gente suficiente repensar seu comportamento e seus apoios. As pessoas continuam passando de uma baixaria para outra mais profunda, de um escândalo para outro mais chocante, de uma atrocidade para outra mais aterradora, sempre depois afirmando que a humanidade não deu certo, que ninguém presta, que aquela novela inutilmente horrorosa é que está certa, enfim... Isso cansa... Mas ainda não encontrei outro planeta para viver, então continuarei a atormentar vocês mesmo.

  O interessante é que a maioria das pessoas que ignora, prejulgando só de ver a carinha de Barbie da criança, se gaba de ver séries "fodásticas! fodão-fodão-fodão! Uh-uh-uh! Badass-badass-badass! Uh-uh-uh!" ou "séries intelectuais que promovem meios de estabelecer uma discussão junto à sociedade em vista de potoca, potoca, potoca..." que poderiam se restringir a uma só temporada, se realmente servissem para as pessoas se repensarem. Sim, aquela PORCARIA de Breaking Bad é uma delas. Toda a maldade e toda a transformação poderiam ter sido destiladas em um ano, que quem não entendesse não entenderia pelos anos seguintes; como não entenderam, ou todos teriam se tornado pessoas muito melhores. Lamento, sincericídio é uma de minhas características mais cruéis, inclusive comigo mesmo. Se alguém não aprende sobre a dor com o espinho de uma rosa, não vai aprender com o fio da espada. E a garotinha da Noruega fez tudo na medida, picando a parte mais delicada do dedo, mas vocês continuam brincando com facas.

O blog dela, em norueguês, é claro, o Stopp Bryllupet.

Nenhum comentário: